quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O NOME DE DEUS



PARTE QUATRO


TESTEMUNHANDO A CERCA DO NOME

Atos 10: 43 “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

Por amor do Seu Nome, para aqueles que buscaram a justificação para a Salvação, pela fé no Nome, e pelo Sangue de Jesus Cristo derramado na Sua Cruz é que vem a nossa justificação; é o Nome que todas as famílias da terra deverão receber, mediante a fé.


Vejam; Atos 3: 16E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele [pelo nome], deu a este, na presença de todos vós, está perfeita saúde.”

O Filho foi quem derramou o Sangue, porém a palavra nos diz que o Espírito resgatou com seu próprio Sangue.

Atos 20. 28. “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

         Vês agora? não se separa o Nome “Jesus” de Cristo; agora é somente JESUS CRISTO, para designar a união que está entre o Pai e o Filho; não são dois, mais os dois são um. JESUS, DEUS, e CRISTO, HOMEM; Deus no homem.

João 1: 14E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Revela-nos que o Verbo se fez carne. Quem é o Verbo? Jesus é o Verbo. Jesus é a Palavra em ação, esta Palavra é Deus que se fez homem, Deus se fez Cristo.

Preste bem atenção: pois se trata de revelação, o verbo era Deus desde o princípio certo? Pois bem, o que é verbo se observássemos o dicionário ele nos revela que verbo é a palavra que indica ação, isto toda criança que está no primário sabe!

Então, verbo é a palavra que revela movimento seja de ordem natural ou espiritual, Ex: ando o verbo aqui é andar, indica que sei caminhar que é outro verbo, coisa que se percebe e se ver; perceber e ver também são verbos, mais também indica algo espiritual, como pensar, imaginar, devanear, são coisas que não se ver no entanto fazemos.

Quando João afirma que o Verbo é Deus está também falando que a Palavra é Deus; porque verbo é a palavra que indica ação, e toda palavra é nome de coisas, animais ou de qualquer ser animado ou inanimado, seja natural ou espiritual.

 Há nomes para exprimir sentimentos ou para elucidar a fala, de uma maneira geral os nomes, seu principal objetivo é para se nomear através da fala ou da escrita pessoas ou coisas.
Esta breve explicação é para que você compreenda quem é o Verbo, Jesus é o Verbo de Deus, segundo Apocalipse, ou conforme João o Verbo é Deus. 
MemráTermo aramaico que pode ser traduzido por “palavra” ou “verbo”.
Os targuns utilizaram-no como circunlóquio substitutivo do nome de YHVH. É bem possível que o qualificativo de Palavra ou Verbo, em grego, Logos, que João atribuiu ao Filho em seu evangelho provenha dessa ideia.

Desde o início, é evidente que para João o Filho é Deus João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
 João 20: 28 E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
 e usar esse título é torná-lo igual a Deus.

João 5: 18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

            O Verbo. João 1.1,(NTLH)   Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.

Jesus é mais do que expressão falada: ele é Deus em ação, criando.
Gênesis 1:3 Disse Deus: haja luz. E houve luz, se revelando.

João 10: 30  Eu e o Pai somos um.

         E salvando. Salmos 107: 19-20 Então clamaram ao Senhor na sua tribulação, e ele os livrou das suas angústias. Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da destruição;

 I João 1, 2, 3.  “O Que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”


         Pois bem, quando falamos acerca do Pai, Deus, estamos falado de Jesus, o Nome, o Poder, a Glória, a Sabedoria, a Ciência.

Quando falamos acerca do Filho, o Homem, estamos falando do Cristo, o Santo, o Tabernáculo, onde estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência, onde estão todos os atributos de Deus que é o Nome. 
Deus é Seu Nome, o representante legal de Deus aqui é o Nome “JESUS”.

O Nome é a própria pessoa nomeada, onde estar o nome ali também está a pessoa nomeada, o nome é a parte espiritual da pessoa, o homem não faz nada se não for pelo nome, Ex. Se ele quer viajar, ele viaja só se comprar as passagens no seu nome, tudo que você quiser fazer é pelo nome que o faz.
Todo honra vem para você por causa no nome que você ostenta; você é servo de seu nome, porque o nome lhes é superior, você não faz nada sem o aval do nome, é o nome quem comanda a sua vida, o que você possui não é propriamente seu, porém do seu nome, só é delegado algum poder, de ir e vir, fazer e desfazer, só para alguém que seja nomeado.

Nenhum ser sem nome pode possuir algo, ou mesmo fazer parte de uma sociedade qualquer, porque quem o arremeta aos lugares é exatamente o nome. Pois bem, você é nada sem o nome, e o nome que está acima de todo nome é o nome de Jesus, Nosso Deus. 


CONTINUA.........................

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O NOME DE DEUS





TERCEIRA PARTE.



JESUS: A REVELAÇÃO DO NOME


Zacarias. 14: 9. “E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.” Fala-nos que Naquele Dia Um será o Senhor e Um será o seu Nome.

Profetiza Isaías, que o Senhor revelará o Seu Nome, Naquele Dia por esta causa: a falta de entendimento da palavra da parte dos judeus.

Isaías. 52: 6. “Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.” Porque O Senhor Deus nos revelaria seu Nome?

  
 E Por que, é só por este Nome de Senhor que se apresentou a Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, e a Isaías?
 

         Porque com esta tão grande nuvem de testemunhas, nunca irá nos aparecer outro Senhor dos céus e da terra senão O Senhor Deus Todo-Poderoso.

Visto que Deus se apresentou por diversos nomes na teologia do Velho Testamento, porém agora, sendo a convergência de todos os Nomes antes revelados, agora por um Único Nome é Manifesto aos homens.

O Nome de Deus é o Próprio Deus, porque Deus queria ser adorado no lugar que Ele escolher para ali fazer habitar o Seu Nome, e escolheu Jerusalém, a cidade de Sião o lugar que é chamado pelo Seu Nome.

Escolheu o povo Hebreu para que O adorasse porque este povo é chamado pelo Seu Nome. Escolheu um Templo feito por Salomão para ali fazer Seu Nome habitar.
Como também o foi no Tabernáculo erigido por Moisés ali fez Deus habitar o Seu Nome.(Sua Glória).

Porém agora na plenitude dos tempos, Ele gera um corpo humano, santo e incontaminável não como o Tabernáculo e os Templos que para sua purificação foi necessário sangue de animais.

Este corpo nascido de uma virgem, que fala de pureza do útero materno escolhido para gerar o Messias, assim não havendo contato da carne e sangue humano em Sua Geração.

De acordo com Lucas 1: 34, 35:E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

Deus se humaniza no ventre de Maria, Ela é envolvida por Deus, pelo Seu poder (sua sombra) a divindade fecunda o óvulo no útero da virgem. O ovulo é a semente da mulher.


Por isso a profecia chama sua humanidade de a Semente da mulher, pois não é nascido de homem algum mais de Deus, que é a Sua Divindade.

Portanto: No ato da concepção o ovulo recebe a natureza divina, e JESUS no ovulo recebe a natureza humana.

  Portanto, neste corpo Puro e Santo é que Deus se manifestou, isto é, manifestou o seu Nome, e Nele (no Filho) Deus se revelou em Seu Nome aos homens. 

Deus estava recebendo a adoração em seu corpo físico chamado de filho, pois Ele mesmo o gerou milagrosamente no útero de Maria. 

         Deus é espírito e o Nome Jesus e a parte espiritual de Cristo, é o Poder e a Glória que é antes da fundação do mundo


João 17: 6 “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.”

         Jesus diz: “Fiz conhecer o Teu Nome, a Tua Glória, o Teu Poder”. Em outras palavras: “Fiz eles Te conhecer, os homens que do mundo me destes, vê?” Deus (o Nome) estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. 

         Deus estava no anjo do Êxodo pelo Seu Nome, Ele estava no templo feito por Salomão pelo Seu Nome, na cidade da adoração pelo Seu Nome e no povo que é chamado pelo Seu Nome.

II Coríntios 5: 19. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo...” (O Nome estava em Cristo).

         O Nome de Deus estava sendo revelado na plenitude dos tempos na pessoa de Seu Cristo, isto é, no Seu Filho. 

         O Nome é Deus, não se separa o nome da pessoa nomeada nem tampouco se separa Deus de Cristo; Deus é o Nome e Cristo o homem; Deus no homem, Jesus (Deus) em Cristo (homem).

Tudo que o nome é do mesmo modo é a sua pessoa; o nome glorifica a pessoa, e o nome é glorificado na pessoa; é pelo nome que a pessoa recebe honra e louvor, porém é através da pessoa que o nome é exaltado.

João 12: 28.  “Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.”

Quando uma pessoa recebe honra, a recebe através do nome que é honrado; a glória, o louvor, a adoração, é endereçada ao nome, porém a pessoa nomeada recebe a exaltação pelo nome honrado que ostenta. 

Deus é Espírito – o Nome que está sobre o Servo operando todas as suas maravilhas.

 Isaías 42: 1. “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.”.

O Nome do Pai está no Filho, então O Nome é o Pai, que faz todas as obras através do Filho, pois o Pai está no Filho e o Filho no Pai, e Ambos são um.

 João 10: 30Eu e o pai somos um.” Isto é, o Filho é a manifestação do Pai em forma humana.

É para o Nome que vem o título de “Pai” e para o homem que vem o título “Filho”; é pelo amor do Seu Nome que Deus faz a reconciliação com todos os homens quebrando a parede de inimizades, isto é, perdoando os seus pecados pelo o arrependimento daqueles que O busca invocando Seu Nome. 


CONTINUA.......................................

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O NOME DE DEUS


PRIMEIRA PARTE





INTRODUÇÃO

        O homem terreno em sua mente limitada pelo seu auto intelecto fala e muita vez sobrepõe o seu raciocínio assim tornando-se uma pessoa venerada e reverenciada por seus feitos escriturários, expondo sua mente que através de estudos e pesquisas e de incansáveis relatórios a respeito de suas teses e assim tentando defender suas causas por seu próprio argumento, tendo sua base no conhecimento adquirido.

        Este homem terreno tentando mostrar a mente aberta, e em seu próprio discernimento, dizer que Deus é isso ou aquilo e só; ele, coitado, não sabe que o Senhor é Deus! Deus É e não há limites no Seu Poder, na Sua Força, na Sua Glória, no Seu Querer.

Pois o homem terreno tenta limitar a Deus que o criou do barro e sendo ele obra de Suas Mãos.
Veio o Senhor Jesus manifestado em carne e como homem; não O aceitaram porque Ele pregava a verdade, e todos viram e testificaram o que Dele estava escrito nos livros da Lei, nos Profetas e nos Salmos.

         Mesmo assim, como quem está com sua mente cauterizada, não dando a atenção a Sua pregação e nem tampouco O recebendo em sua condição natural, como Deus e Cristo. 

Pois os mesmos estavam cegos nos seu entendimento, porque esperavam um Deus-Rei e aguerrido, mas nunca um Homem ungido e revestido de Simplicidade, falando de Amor e Paz.

 I Timóteo 3: 16. “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.”

O Espírito veio revestido de Carne e eles dizem não ter explicação para o mistério.

Mateus 11: 25.  Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.


         Jesus, com alegria, fala que os mistérios que estavam escondidos, antes de todos os séculos, no Seio de Deus, pelo Seu querer as revelou aos pequeninhos ou simples. 

Colossenses 1: 26, 27 O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.”

O Apostolo fala que o mistério que outrora estivera oculto agora revelou-se aos seus Santos.

O NOME DE DEUS





SEGUNDA PARTE

O QUE É NOME

S.M. Palavra que designa pessoa, coisa, animal, entidade.
Gramática verbo. Substantivo, pronome, sobrenome, alcunha, apelido.
Figurativo. Título, qualificação, reputação. Personagem, figura representativa.
Nome de guerra. Aquele pelo qual uma pessoa se torna mais conhecida em certa esfera de atividade; pseudônimo.
Botânica e Zoologia. Nome popular, o nome dado pelo povo à planta ou animal; o mesmo que nome vulgar. Dar nome(s) aos bois, exprimir-se sem rodeios, sem reticências nem alusões.
De nome. Pelo nome apenas, só no nome, e não na realidade: rei só de nome, e não de fato. Em nome de, da parte de, com autorização de, em lugar de.
Em consideração a. por respeito a: em nome da nossa amizade. Sem nome, diz-se de algo indecoroso, revoltante; inqualificável.
            Em Deus; o Nome é a Palavra “JESUS”, o Pai se manifestando como Filho. Sabemos que o Nome é a própria pessoa nomeada.

A união do nome com a pessoa nomeada forma um ser, apesar de serem distintos, o nome e pessoa não são no entanto dois, mas ambos unidos formam um unidade, sendo o nome a parte espiritual e a pessoa a parte natural.

O Deus o Todo-Poderoso estava realizando uma obra espiritual no meio dos homens através de Cristo, Deus espírito (Nome), Cristo homem (pessoa).
 
            I crônicas 29: 13 “Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.” Pede que todos louvem ou para que todos nós louvemos a Glória do Nome do Senhor.

O que é a Glória de Deus?

 Poder, Força, Majestade. É na Glória de Deus que está contido todo poder de Deus e toda força.

A Glória de Deus é o próprio Deus, o Deus excelso, sábio e poderoso que é representado pelo Seu Nome.
Esse Deus todo Poderoso que foi a nós revelado pelo Nome “Jesus” na pessoa de Cristo.




O NOME DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO


NOME                          PASSAGEM              SIGNIFICADO


Jeová- jireh                   Gn. 2: 14                  O Senhor proverá

Jeová – rapha               Ex. 15: 26                 O Senhor que sara

Jeová – nissi                 Ex. 17: 15                 O Senhor nossa bandeira-vencer

Jeová m’Kaddesh         Ex. 31: 13                 O Senhor que santifica - santificar    

Jeová – Shalom            Jz. 6: 24                    O Senhor é a paz – apaziguar

Jeová – saboath           I Sam.  1: 3               O Senhor dos exércitos – poder

Jeová – elyon               Sl. 7: 17                     O Senhor altíssimo – poder

Jeová – raah                 Sl. 23: 1                    O Senhor meu pastor – pastorear

Jeová – hoseenu          Sl. 95: 6                     O Senhor que nos criou – criar

Jeová – tsindekenu      Jrm.23: 6                   O Senhor justiça nossa- justificar

Jeová – shammah        Ez. 48: 35                 O Senhor está ali – estar  


       Eis está alguns dos Nomes para Deus na teologia do velho testamento, se observamos mais profundamente veremos que todas as manifestações de Deus no V.T.

       Para suprir a deficiência do adorador, era com um Nome que trazia a solução conforme a necessidade do povo, se fazia presente pelo nome revelado, Ex: se povo necessitava de vitória, Ele se manifestava como YHWH NISSI.  


A REVELAÇÃO DO NOME

Vamos expor nosso comentário começando com o relato de Moisés indagando a Deus: “Quando eu for aos filhos de Israel e eles me perguntarem pelo Teu Nome que lhes direi?”

A resposta divina foi: “Basta saber que eu Sou Deus e só”. Quando Deus disse “EU SOU O QUE SOU”, isto é, Aquele que subsiste por si mesmo, então Moisés devia dizer ao povo: “Eu Sou me enviou a vós”.

Em outras palavras: “Por enquanto só isto basta para vocês saberem”; e diga mais: “O ‘Senhor’, o Deus de Abraão de Isaque e Jacó me enviou a vocês e este será meu memorial de geração em geração; daqui por diante quando clamarem a Mim será pelo Nome ‘Senhor’”.  “E por ‘Senhor’ serei lembrado de geração em geração.”

 Realmente, a partir de então, Deus era chamado de Senhor dos Exércitos. Uma observação: na narração de Gêneses Moisés descreve-O como “o Senhor Deus” porque assim pelo Nome Senhor, Moisés O conheceu.

Iremos citar mais alguns versículos com o mesmo ensinamento para que o leitor veja que não são versos isolados, porém uma coletânea destes que nos faz saber a revelação progressiva do Nome de Deus.

Em Êxodo 3:13-15 diz: “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é Meu Nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.”

Gêneses 32:29.E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali.”

  Após ter passado toda a noite lutando com o anjo e ter seu nome trocado e ficado manco, porque ficou deslocada a junta sua da coxa durante a luta com o anjo quando este lhe tocou.

Depois desses acontecimentos pergunta Jacó ao anjo “qual é o seu nome” a resposta foi “porque pergunta pelo meu nome” e não fez a Jacó saber o Seu Nome, porém o abençoou.

Para Abraão Deus apareceu como Deus Todo-Poderoso. Êxodo 6:3: “E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo Meu Nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.”

A Manoá também não se fez Revelação de seu Nome.

Juízes. 13:17, 18.  “E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o Teu Nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?  E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo Meu Nome, visto que é maravilhoso?”

Para Isaías deixa-se conhecer pelo nome de Senhor.

Isaías. 42:8. “Eu sou o Senhor; este é o Meu Nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”

Êxodo. 3:15: a Moisés não deixou-se conhecer.

Juízes. 13:17, 18: a Manoá também não se fez Revelação de seu Nome.  

Isaías. 42: 8: para Isaías deixa se conhecer pelo Nome de Senhor.

Êxodo. 6:3 Deus se deixa conhecer a Abraão Isaque e a Jacó por Deus Todo Poderoso, mais pelo nome de Senhor não se faz perfeitamente conhecido.

Êxodo. 23: 20, 21: aqui Cristo é citado como o Anjo em que estará o Nome de Deus.


Continua................................