Das três pessoas coexistentes em Deus, procurando compreender, me pego analisando a Trindade, no que se pode e pede do suporte as afirmações a respeito das pessoas e com a relação de uma com as outras; vejamos o que diz o dicionário, a respeito da palavra, Pessoa.

Tratando individualmente cada uma das pessoas da trindade, então teremos em primeiro lugar o Pai: que diz o dicionário com respeito a Pai.
Pai – Substantivo Masculino; individuo do sexo masculino que procria outro; Genitor, Criador, Fundador, Autor.
Assim também iremos analisar ao observarmos no dicionário a palavra Filho.
Filho – Substantivo masculino; individuo do sexo masculino, com relação aos pais; descendente, oriundo, natural.
Para a nossa ligeira análise, tratemos agora de observarmos no dicionário o que nos diz com respeito da palavra Espírito.
Espírito – Substantivo masculino; substancia incorpórea e consciente de si mesma, alma, entidade sobrenatural.
Após passarmos uma breve observação no que se fala desses três verbetes no dicionário, então já podemos ter uma base para um raciocínio lógico.
Formando assim, a base sólida para o nosso discernimento com relação à Trindade e, nas pessoas que a mesma se compõe.
Então trazendo para a base do raciocínio lógico, vemos:
O Pai – uma palavra, uma expressão; que significa pro criador, o que gera; contudo teria com relação ao filho, um ser com a mesma essência idêntica e com características distintas. (separadas)
Então o Pai – No casso da trindade, prefigura Deus, o Espírito Eterno, então aqui vemos Deus em sua essência natural, portanto, é o Pai, que é o Espírito.
Aqui expondo este estudo básico, para que o mais inculto possa comigo compreender o quanto é simples o Deus que servimos.
Pois bem; se o Pai é Deus e Deus é Espírito. Então aqui já podemos afirmar com exatidão que o Pai é o Espírito Santo. Ao depararmos com essa verdade então podemos partir para análise com o mesmo espírito revelador.
Para termos uma breve, mais convicta certeza do que se afirma aqui.

Então vemos que o Filho de Deus Pai, é Espírito; pois Deus é Espírito e se o Pai é Espírito então; o Filho logicamente terá que ser também um Espírito.
Contudo vem a indagação: se o Filho de Deus é Espírito, como se pode explicar a sua humanidade, bem vejamos; todo ser humano para ser gerado tem a necessidade de uma mãe humana para gerar e fazer nascerem filhos humanos, este é o casso do Filho de Deus.
Pois como Deus Ele é Espírito, a manifestação de Deus (do Espírito) como humano, é o Filho do homem (O CRISTO), filho de Davi por meio de sua mãe. Aqui nos é mostrada as duas naturezas de Jesus, Divina e humana.
Então aqui nos é revelado o Mistério que esteve oculto em Deus – Cristo, o homem.
Que por meio de uma mãe humana, este humano, foi profetizado no Éden, sendo Ele a semente da mulher.
Portanto Cristo é humano por meio de sua mãe, (a natureza humana) o mesmo Cristo é Espírito por meio de seu Pai, Deus. (A natureza Divina)
Agora podemos por em ordem o raciocínio com discernimento. Então, analisemos a terceira pessoa, o Espírito.
O Espírito – Portanto diz o dicionário que o espírito não tem corpo, é incorpórea. Sem massa, abstrata.
Então como uma “Pessoa”, possa ser pessoa sem um corpo?
Visto que em relação ao Filho, há um enorme contraste, como é que o Espírito tem o mesmo poder e os mesmos atributos de Deus Pai, para ser igual em poder. Porque este Espírito é o Espírito Santo; este Espírito Santo é o Pai; e este mesmo Espírito é o Filho: Porquanto o Filho nasce com as mesmas características do Pai, neste caso o Filho é Espírito, Pai é Espírito, Espírito Santo é Espírito, e todos co- iguais em poder, formando um único Deus.
Então o primeiro Deus manda o terceiro fazer o segundo nascer de uma mulher para morrer pelos pecados dos homens? Depois o segundo morre e sobe. E o primeiro mais o segundo manda o terceiro para habitar no coração do homem.
Assim são três Espíritos, e três Deuses, e um Filho homem. Então se assim adicionarmos o Cristo a carne (o homem), totalizam quatro e, que todos juntos, compreende ao único Deus. – Chamo isto de incoerência! Ilógico!
Portanto devemos afirmar que por falta de lógica esse pensamento é nulo, pois como pode três pessoas que não são pessoas, mas dois espíritos sendo apenas uma só entre as três, uma pessoa humana (o “Filho” o único que apresenta um corpo) que se relaciona com os outros para formar uma única pessoa (Deus). Portanto segundo o dicionário quando se fala de pessoa fala de um ser humano, espírito tem consciência das coisas mais não é pessoa.
Porque o Filho é o Pai que é o Espírito Santo, e este Espírito Santo é Deus, portanto estas são apenas manifestações diferentes do único Deus. Romanos. 9: 3 - 5. Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente.Amém.